Número de roubos de aparelho celular cai 28% em Mato Grosso

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O número de roubos de aparelho celular em Mato Grosso caiu 28,6% de janeiro a agosto deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, onde foram 8.807 aparelhos roubados. Sendo que neste ano 6.287, uma diferença para menos de 2.520.

Os dados levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) apontam a quantidade de aparelhos, não o número de boletins de ocorrência. Isso pelo fato que em um único registro pode haver mais de um celular roubado.

O que tem colaborado para a redução de roubo de aparelhos celulares é o serviço oferecido pela Polícia Judiciária Civil que bloqueia o aparelho já na hora do registro do boletim de ocorrência. “Todas as delegacias de Mato Grosso contam com o serviço e para isso basta a vítima informar o número da linha. Como o aparelho fica bloqueado o criminoso perde o interesse de cometer o crime”, detalha a delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, Luciani Barros Pereira de Lima.

A delegada titular ainda destaca que o número de prisões de autores de roubo tem aumentado em Mato Grosso e isso tem colaborado para a melhora contínua dos índices. Também está entre as ações da Polícia Civil o monitoramento de redes sociais e sites de compra. “Se for detectado que o produto é ilícito e for feita a venda e compra é caracterizado o crime de receptação”, explica Luciani.

Fonte: Redação Só Notícias

imagem ilustrativa

0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×